quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Quem não se comunica se trumbica

Há três anos estou cursando comunicação social em jornalismo, sempre me achei "comunicativo", mas a cada dia que passa descubro que quanto mais tento comunicar , menos sou compreendido.
Quantas vezes tentei ser o mais objetivo possível para expressar algo e meu receptor entendeu a mensagem totalmente desvirtuada, já aconteceu muitas vezes, até demais. Primeiro você fala algo, sem a menor pretensão e quando vê? Bomba !A pessoa não entendeu absolutamente nada do que eu quis dizer, não sei porque fui escolher esse curso, agora mesmo enquanto falo sobre isso lembro de diversas situações que não posso nem citar aqui.
Bem vamos lá , tirando o lado pessoal e seguindo para um lado mais profissional do assunto, quantas empresas grandes, até multinacionais que se dizem tão poderosas sofrem danos pelo simples fato de não existir uma comunicação interna adequada?
Porque muitos empresários chegam a falência e só depois descobrem que muito poderia ter sido feito caso tivessem um canal aberto aos seus colaboradores, imagine o caso da Vivo que tem milhões de usuários , não consegue dar conta de tantas reclamações e processos e dentro da própria organização falha a comunicação entre seus internos.
Ligar para o Call center já dá um desespero, quanto mais informação passamos , menos os atendentes entendem (ou fingem muito bem), é um empurra pra cá e pra lá, até que quando j´repetimos o problema 50 mil vezes recebemos o número do protocolo da solicitação.
Ou seja chego a conclusão que informação demais incomoda, tira o raciocinio lógico e faz com que acabemos confundindo fatos e informações básicas, agora quanto ao se comunicar no dia a dia com amigos e colegas o negócio é mais complicado, porque uma simples palavrinha pode ser entendida como um palavrão.
A comunicação está a cada dia mais voltada aos nossos recursos tecnológicos, seja no trabalho através de uma intranet, por email, msn, mas o cara a cara mesmo é mais complicado, se em uma grande organização o presidente precisa informar que tomará atitudes drásticas para enfrentar uma crise, ao invés de fazer um vídeo , ou comunicar os envolvidos pessoalmente prefere comunicar através de um comunicado interno, ou até mesmo pelos seus assessores de imprensa.
Lembro daquele filme chamado Office em que um funcionário já havi asido demitido a cinco anos e ninguém tinha avisado, ele recebia a aposentadoria e nem sabia mais que trabalhava de graça.
Mas divagar sobre isso pra quê? Se pensarmos bem a comunicação corporativa ´significa exatamente o contrário do que está sendo dito, todos deveriam ler nas entrelinhas, mas poucos o fazem. Se concordo com tudo me torno chato, se discordo de tudo continuo sendo chato, se falo muito na verdade estou dizendo pouco, é como procurar uma letra no meio de um milhão , o código está em uma letra e o discurso todo só faz embelezar o anúncio.
Você pode ver um discurso do presidente na TV durar 30 minutos , mas n verdade o que ele quis falar com certeza durou 1 minuto.O segredo da comunicação é não deixarmos ela morrer, seja falando muito para pouco dizer, ou em poucas palavras resumir tudo, mas de certa forma expressar o pensamento.
Quantas vezes conversamos com pessoas que falam, falam e não dizem nada, nestas horas lembro aquela velha frase: As plavras são de prata e o silêncio de ouro.
Para quem leu isso tudo e concluiu que fiz exatamente o que escrevi, ou seja escrevi muito mas pouco transmiti , é porque na verdade tenho meus motivos, e sei que mesmo estudando para ser um comunicador concluo que nem sempre comunicar em alta definição seja o mais importante, o importante é pensar.