sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Marshall Mcluhan , o pai da comunicação

Os conceitos de Macluhan em Os meios de comunicação como extensões do homem (editora Cultrix), foram desmistificadores e futuristas. O pai da comunicação previa as tecnologias como extensões do corpo e inteligência do homem,em geral não pensava nos efeitos ideológicos , mas em como interferiam nas sensações humanas.
Todavia devemos parar para pensar em nossos conceitos relacionados a mídia, o que me faz ser um formador de opinião em dias que ninguém busca esta opinião, ou ideologia de si mesmo, ou de sua formação psicológica e espiritual?
A imprensa escrita, a internet , a televisão, o rádio, os livros, todo este amontoado de informações, misturados a reações de nós receptores de mensagem.Ou pior toda a informação manipulada de uma forma em que acreditemos no que é veiculado como verdade absoluta. Se analisarmos o ocidente , de ponta a ponta é descrito no livro de Macluhan como uma estrada linear, reta que se chegarmos ao centro veremos a população em geral com a mesma linha de raciocinio, as mesmas idéias para todos os assuntos, sejam eles politicos, religiosos, territoriais, esportivos etc.
Os meios de comunicação como extensões do homem, ou a tecnologia como extensão em geral , foi dilacerando nosso QI de tal forma que ao compararmos o nível de QI das pessoas letradas de 1920 para cá baixou muito, então paro para pensar se a tecnologia não nos fez ficarmos mais burros e neuróticos com o volume de informação processado.
Se analisarmos "intelectuais" da internet atualmente, descobriremos além de nerds, pessoas que estão nos principais veículos de comunicação que não tem postura própria para passar adiante nos seus veículos de grande massa uma visão real do que é transmitido.
Cito aqui que se você entrar agora no G1, Terra, Ig, Uol, etc; Verá as mesmas notícias em todos os portais, e amanhã se comprar o jornal verá as mesmas notícias com mais detalhes e informações, a mídia em geral nos impõe tudo o que devemos saber, e nós ficamos inertes a tais mensagens, concordamos e opinamos mas não enxergamos mais o nosso mundo real, o mundo real está sincronizado,as mensagens impostas pelos veículos que estão no poder, donos da audiência mexem diretamente ao sistema nervoso central.
Quando querem deixar a população tranquila, só vemos coisas boas, se quiserem tumultuar só vemos desgraças, não existe um equilibrio, assistimos uma matéria sobre uma ONG que implanta um programa de incentivo aos estudos em uma comunidade carente, em seguida assistimos as mortes em Gaza, o maremoto do outro lado do mundo, o assassinato brutal de alguém em algum lugar que não moramos ,e não somos capazes de fazer nada para modificarmos o acontecido, apenas ficamos estressados e nos fechamos em casa, do mundo.
Não acho que os meios de comunicação estejam errados, porque imgino que talvez meus bisnetos vivam uma nova era de informações ,e formas de transmissão, mas este modelo de mídia que nos é imposto segue a muito tempo, e somos escravos disso tudo, lendo, assistindo, acessando, opinando a mesma velha opinião que os formadores querem formar em nós.
A tecnologia destribalizou o mundo , e hoje em dia, quanto mais avançada uma civilização, os valores estão mais perdidos, o que existe é um conformismo com tudo, um dia de fúria e um dia de paz, futebol e guerra, conflitos e novelas, comportamentos manipulados pela TV, sugestões para novas formas de viver, aceitação do que mostram ser natural, quando deveríamos parar para refletir no que somos e o que queremos, esquecendo o narcisismo que nos é imposto, que nos deixa mais burros, mais estúpidos, sem compaixão, e desonestos quando transferimos estes valores morais e sociais às ideologias dos que querem apenas nos transformar em personagens da nossa própria vida.

2 comentários:

Thyago Furtado disse...

Com tanta tecnologia disponível e feita para confundir a cabeça alheia, percebemos que a fonte que forma opinião não é uma nem duas, são várias. A verdade é que falta qualidade, tanto do veículo qnto do profissional e de quem consome também a informação. Vc já deve ter percebido que, quanto mais mastigado, melhor. Afinal, para que a tecnologia funcionou? para alcançar mais pessoas? facilitar o acesso à informação? agora me responde, é usada corretamente?

RX154283 disse...

Furts:
Não! Se pensarmos por exemplo no twitter, onde são permitidos 140 caracteres, tudo bem entrar lá e jogar um link, mas daí resumir informação já mastigada para celular, etc não acrescenta em nada.
Não acredito que o volume de informações seja útil,para mim ´emelhor ler duas noticias que estejam relacionadas ao meu cotidiano bem completas, do que ler 150 copiadas pelos portais e destrinchadas no jornal impresso, ainda nos causando uma overdose no tele jornal. Concordo com vc , falta qualidade, e sobra em quantidade.