sexta-feira, 30 de maio de 2008

UMA BANDA DE UM HOMEM SÓ



Se alguém já ouviu a música Exército de um homem só, já deve ter percebido que Engenheiros do Hawaii é uma banda de um homem só. Desde seu inicio a banda já trocou de integrantes várias vezes e toca até hoje com o mesmo vocalista, Humberto Gessinger, ou seja a banda de um homem só..
Embora todos conheçam apenas Piano bar , refrão de bolero, ou Toda forma de poder, a banda tem inúmeras canções muito boas, como a versão de Negro amor que se não me falha a memória ficou famosa na voz de Elis Regina.
A origem do nome Engenheiros do Hawaii se deu pelo fato de todos os integrantes da primeira formação cursarem Arquitetura na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e terem em comum a antipatia pelos alunos do curso de engenharia, segundo o próprio Humberto Gessinger numa entrevista em um programa de rádio no RS, os alunos de engenharia vestiam-se como surfistas numa cidade que sequer tinha praia e pagavam de californianos pelos corredores da Univesidade.
Humberto Gessinger poderia ser considerado um arquiteto das composições, com letras inteligentes que nos fazem refletir, como exemplo Somos quem podemos ser, onde em algumas frases como "um dia me disseram que as nuvens não eram de algodão" a música toda se refere a contar que quem comanda é o poder, e que nessa descoberta várias percepções de mundo se abriram.
Bom só um exemplo citado em alguns livros de portu^guês referindo-se a metáforas e comparações, mas é lamentável ver que bandas tão boas e que nos acrescentam no dia a dia desapareçam e só sejam lembradas´pelas mesmas canções, e para relembrar músicas desconhecidas coloco aqui algumas das minhas preferidas que poucos conhecem fora do RS.

Terra de gigantes


Somos quem podemos ser


Simples de coração


Ando só


Encontrei uma entrevista bem interessante RSRS

Nenhum comentário: