quinta-feira, 15 de maio de 2008

O CAOS DO TRÂNSITO EM SÃO PAULO


O número é alarmante 6 milhões de veículos transitam por São Paulo diariamente, levar 1 ou 2 horas para chegar ao trabalho é rotineiro para milhões de paulistanos, e então agora eis que surge uma preocupação com o problema, engenheiros, urbanistas e políticos põe em pauta esse assunto que precisa de mais atitude.

Algumas cidades que, assim como São Paulo também sofrem com os problemas no trânsito:

Bangcoc, na Tailândia,Pequim e Xangai, na China, Cairo, no Egito, Calcutá e Chennai, na Índia, Jacarta, na Indonésia e Cidade do México, no México.

Segundo a Associação Nacional de Transportes Públicos, em 1970, São Paulo tinha 14 mil km de vias públicas. No início de 2007, eram 15,5 mil km de ruas a avenidas. Enquanto isso, a frota paulistana passou de 900 mil veículos em 1970 para 5,9 milhões em 2007.

Atento a isso o Jornal Nacional fez uma matéria que passou hoje, onde abordou o tema e mostrou cidades modelo como Curitiba, após o jornal o urbanista da Universidade de São Paulo (USP) debateu soluções para o trânsito e o transporte no Brasil num chat no www.g1.com.br/jornalnacional :


Moderador apresenta a mensagem enviada por Darlan: 6 milhões de veículos é um número alarmante, se atualmente as pessoas estão conseguindo adquirir carros com mais facilidade, como um projeto voltado ao transporte público irá convencer a população a deixar o carro em casa?

Cândido Malta responde para Darlan: Exatamente nisso que estou trabalhando hoje. Estamos desenvolvendo um estudo que visa fazer uma mudança no plano diretor da cidade. Já temos idéias maduras que orientam o trabalho. Temos que oferecer o transporte público de qualidade, mas não pode ser os ônibus. Ele tem que ser subterrâneo, o metrô. Outros medidas que também se cogitam como o rodízio de caminhões, que prevê a retirada diária de 20% dos caminhos que trafegam. Mas essa solução tem fôlego de cinco meses. Outras medidas que também se prevêm são a sincronização melhor do faróis; existe também o rodoanel.


Moderador apresenta a mensagem enviada por murilo: O sistema implantado no centro de Londres, onde o motorista paga uma taxa para circular, o senhor crê que funcionaria no Brasil?

Cândido Malta responde para murilo: Lá em Londres, eles pagam 8 libras, o que siginica 12 dólares. Estou pensando em cobrar isso aqui em 1 dólar. Temos que comçar com um valor que se possa fazer. Na verdade, eles substiriam o \'pedágio oculto\' que é o desgaste do seu carro, combustível, além do stress que provoca em você.


Moderador apresenta a mensagem enviada por leo_petropopolis: como o convidado avalia a questão de radares no trânsito da cidade?

Cândido Malta responde para leo_petropopolis: Os radares são um sistema de fiscalização. Obedeço as regras de trânsito, mas já fui pego pelo radar. Ele influecencia no trânsito dependende do velocidade que seja a permissão. O que temos que discutir é a velocidade máxima do radar, não a idéia dele em si.


Moderador apresenta a mensagem enviada por augusto: Faixas seletivas para ônibus é táxi ajudam realmente a desadofar o trânsito?

Cândido Malta responde para augusto: Sem dúvida. Na faixa seletiva, você aumenta bastante a capacidade do sistema ônibus. Mas ela só consegue ser implementanda onde exista uma largura de rua que permita. Em muitos lugares seria a necessidade de uma reforma viária. A situação está muito crítica e o problema é difícil de resolver. Chamando a atenção que em Paris, os bairros têm uma malha de metrô que você não anda mais do que 250 metros para chegar a uma estação. Em um sistema como esse você vai a pé e evita esses problemas.


Moderador apresenta a mensagem enviada por Bruno: Não seria uma solução para o problema de trânsito, não só paulista, mas brasileiro, o investimento na malha ferroviária do país que é tão pequena? Isso diminuiria o tráfego lento de carretas e caminhões, além de conservar as estradas e rodovias.

Cândido Malta responde para Bruno: Sem dúvida. Abandonamos as rodovias muito rapidamente. Mesmo nos EUA, onde a malha é menor que Europa, eles mantém linhas importantes. Em São Francisco, tem um trem que liga o centro histórico à cidade de San José e que passa por várias outras cidades. Aqui no Brasil nós temos a proposta de enterrar o trem. Eles têm que ser valorizados. O Trem-bala tem que acontecer. Tudo indica que ele precisará a ser subsidiado, mas ele ajudará nessa obstrução diário.


Veja o chat na integra:http://is.gd/heW

Conheça alguns artigos sobre trânsito: http://is.gd/heX

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