domingo, 25 de maio de 2008

Avião não caiu, caiu a moral!

Como um incêndio virou a queda de um avião?
Nos últimos dias grandes portais como Terra e Ig deram a notícia que um avião da Pantanal havia caido em um prédio em Moema, e tudo não passou de um incêndio. Pra que exigem tanto dos profissionais e nos cobram tanto na prática a apuração? Quando li os artigos sobre o assunto e diga-se de passagem sairam vários não consegui acreditar como esses portais e até a Globo News deram essa mancada, se fosse no meu blog postar alguma notícia furada sem apuração até vá lá , não sou nenhum Bonner do jornalismo, mas eles...
Isso tudo só prova que atualmente os jornalistas não saem do computador, e olha que quando cogitei a hipótese de entrar em um curso de jornalismo, o que eu achava mais interessante era ver esses jornalistas que saem pra rua, entrevistam, fazem viagens horríveis de carro, se sujam, trocam pneu furado, estão na rua, são curiosos e vão até o fim num caso antes de concluirem.
Esta disputa de audiência transformou os portais num recanto para internautas, tudo bem que muitas notícias podem sair boas mesmo que feitas todas as apurações por telefone, email, msn mas no caso do avião que não caiu, para mim caiu foi a moral desses famosos portais.
Até me imaginei trabalhando numa dessas redações: _ Olá vc é o seu João? Mora em Moema? O que aconteceu aí? _É.. bem tem muito fogo, acho que caiu um avião! _Peraee!! O Sr acha ou tem certeza? Caiu avião ou não caiu? De onde surgiu a Pantanal na história? Quanta distorção, sem escrupulos qualquer coisa que se diga e for dar um booom vai pro ar?
O que mais aprendi na faculdade é que jornalista não sabe de nada, mas conhece alguém que sabe, e aí quem da Globo News conhecia alguém que viu um avião da Pantanal cair em Moema?? Quem foi essa fonte tão importante, tão burra e sensacionalista?
Daqui a pouco uma chuvinha vai pro ar como um maremoto, uma britadeira no centro da cidade vai ser um terremoto, uma briga de torcidas vai sair como a terceira guerra mundial...
Em quem eu confio? Em que imprensa devemos confiar? Não sei mais. Será que tudo o que eu leio nos portais tem fundamento? Se abrir o G1, o Terra, Estadão, Folha Online vejo as mesmas notícias, de quem foi a matéria? Quem foi a pessoa que entrevistou, apurou, pesquisou? Posso começar a acreditar que todas as notícias são feitas por uma pessoas só e o resto é CTRL C CTRL V.
Não ficaria tão revoltado se a barriga fosse sobre algo fútil, mas envolver a infraero, a Pantanal, o sentimento de parentes de quem estivesse em algum avião da empresa, isso não tem perdão. Que todos os que mereçam sejam processados, e que todos esses portais passem por um pente fino, se for pra encher redação de gente incompetente então que só contratem focas, agora o que não pode é os principais veículos do nosso país ficarem disputando notícia como se fosse a novela das 8.

Nenhum comentário: