quinta-feira, 22 de maio de 2008

VOCÊ É UM BOM OU MAU LEITOR?

O BOM LEITOR:
O bom leitor lê rapidamentee entende bem o que lê. Tem habilidades e hábitos como:
1.Lê com objetivo determinado.
Ex: aprender certo assunto, repassar detalhes , responder as questões.
2.Lê unidades de pensamento.
Abarca, num relance , o sentido de um grupo de palavras. Relata rapidamente as idéias encontradas numa frase ou num parágrafo.
3.Tem vários padrões de velocidade.
Ajusta a velocidade da leitura com o assunto que lê. Se lê uma novela, é rápido. Se livro ciêntífico para guardar detalhes, lê mais devagar para entander bem.
4.Avalia o que lê.
Pergunta-se frequentemente: Que sentido tem isso para mim? Está o autor qualificado para escrever tal assunto? Está ele apresentando apenas um ponto de vista do problema? Qual é a idéia principal deste trecho? Quais seus fundamentos?
5.Possui bom vocabulário.
Sabe o que muitas palavras significam. É capaz de perceber o sentido das palavras novas pelo contexto. Sabe usar dicionários e o faz frequentemente para esclarecer o sentido de certos termos, no momento oportuno.
6.Tem habilidades para conhecer o valor do livro.
Sabe que a primeira coisa a fazer quando se toma um livro é indagar de que se trata, através do título, dos subtítulos encontrados na página de rosto e não apenas na capa. Em seguida lê os títulos do autor. Edição do livro. Índice. "Orelha do livro". Prefácio. Bibliografia citada. Só depois é que se vê em condições de decidir pela conveniência ou não da leitura.Sabe selecionar o que lê. Sabe quando consultar e quando ler.
7.Sabe quando deve ler um livro até o fim, quando interromper a leitura definitivamente ou periódicamente.
Sabe quando e como retomar a leitura, sem perda de tempo e da continuidade.
8. Discute frequentemente o que lê com colegas.
Sabe distinguir entre impressões subjetivas e valor objetivo durante as discussões.
9.Adquire livros com frequência e cuida de ter sua biblioteca particular.
Quando é estudante procura os livros de texto indispensáveis e se esforça em possuir os chamados clássicos e fundamentais. Tem interesse em fazer assinaturas de periódicos científicos. Formado, continua alimentando sua biblioteca e restringe a aquisição dos chamados "compêndios".Tem o hábito de ir direto as fontes, de ir além dos livros de texto.
10.Lê assuntos vários.
Lê livros, revistas, jornais. Em áreas diversas: ficção, ciência, história etc. Habitualmente nas áreas de seu interesse ou especialização.
11.Lê muito e gosta de ler.
Acha que ler traz informações e causa prazer. Lê sempre que pode.
12.O BOM LEITOR é aquele que não é só bom na hora da leitura.
É bom porque desenvolve uma atitude de vida: é constantemente bom leitor. Não só lê mas sabe ler.

O MAU LEITOR:
Lê vagarosamente e entende mal o que lê. Tem hábitos como:
1.Lê sem finalidade.
Raramente sabe porque lê.
2.Lê palavra por palavra.
Pega o sentido da palavra isoladamente.
Esforça-se para juntar os termos para poder entender a frase. Frequentemente tem de reler as palavras,
3. Só tem um ritmo de leitura.
Seja qual for o assunto, lê sempre vagarosamente.
4.Acredita em tudo que lê.
Para ele tudo o que é impresso é verdadeiro.Raramente confronta o que lê com suas própria experiências ou com outras fontes.Nunca julga criticamente o escritor ou seu ponto de vista.
5. Possui vocabulário limitado.
Sabe o sentido de poucas palavras. Nunca relê uma frase para pegar o sentido de uma palavra difícil ou nova. Raramente consulta o dicionári. Quando o faz, atrapalha-se em achar a palavra. Tem dificuldade em entender a definição das palavras e em escolher o sentido exato.
6.Não possui nenhum critério técnico para conhecer o valor do livro.
Nunca ou raramente lê a página de rosto do livro, índice, o prefácio, a bibliografia etc.,antes de iniciar a leitura.Começa a ler a partir do primeiro capítulo. É comum até ignorar o autor, mesmo depois de de terminada a leitura. Jamais seria capaz de decidir entre leitura e simples consulta.Não consegue selecionar o que vai ler. Deixa-se sugestionar pelo aspecto material do livro.
7.Não sabe decidir se é conveniente ou não interromper uma leitura.
Ou lê o livro todo ou interrompe sem critério objetivo, apenas por questões subjetivas.
8.Raramente discute com colegas o que lê.
Quando o faz, deixa-se levar por impressões subjetivas e emocionais para defender um ponto de vista. Seus argumentos, geralmente, derivam da autoridade do autor, da moda, dos lugares-comuns, das tiradas eloquentes, dos preconceitos.
9.Não possui biblioteca particular.
As vezes é capaz de adquirir "metros de livros" para decorar a casa.É frequentemente levado a adquirir livros secundários em vez dos fundamentais. Quando estudante só lê e adquire compêndios de aula. Formado, não sabe o que representa o hábito das "boas aquisições" de livro.
10.Está condicionado a ler sempre a mesma espécie de assunto.
11.Lê pouco e não gosta de ler.
Acha que ler é ao mesmo tempo um trabalho e um sofrimento.
12. O MAU LEITOR não se revela apenas no ato da leitura, seja silenciosa ou oral. É constantemente mau leitor, porque se trata de uma atitude de resistência ao hábito de saber ler.

EXTRAÍDO DE: SALOMON, DÉLCIO V. COMO FAZER UMA MONOGRAFIA. SÃO PAULO:MARTINS PONTOS.1996

Nenhum comentário: