segunda-feira, 6 de abril de 2009

Que bicho é esse?

Imagem do livro A revolução dos bichos

Acordar, escovar os dentes, tomar café, sair correndo para não perder a hora, gritar de felicidade, chorar de tristeza, comover os outros com sua história e surpeender com um corte de cabelo novo.
De qual animal estamos falando?
Somos os únicos seres que pensam e têm raciocinio lógico, temos planos, objetivos a cumprir e uma vasta lista de sonhos que somos completamente capazes de realizar. Em 1 ano aprendemos a andar, temos capacidade de assimilar gestos e imitar movimentos ainda bebês, imitamos sons, gradativamente nosso corpo toma formas, crescemos, sabemos quando alguém esta triste, quando deixamos alguém triste, quando alegramos e principalmente quando devemos ficar calados.
Os anos passam e nossa rotina nos transforma em seres mecânicos, adaptados ao nosso sistema, que se inicia de acordo com o primeiro parágrafo deste post, só que num ciclo não reparado por nós se avança e perdura por anos, quantas vezes sorrimos e cumprimentamos as pessoas da nossa convivência, quantas vezes chamamos os amigos para um passeio, ou uma conversa?
A era virtual, afasta as pessoas prendendo a nossa comunicação de uma forma quase pré histórica, não fosse a escrita para nos salvar, mas o falar, gesticular, olhar aprovando, desaprovando, estes somem do dia a dia, nos tornando invisiveis dentro de cabos ópticos que chegam em qualquer lugar do mundo, mas não somos nós, são palavras, até onde as palavras fazem o papel do viver em sociedade?
Dormir, acordar, comer e trabalhar, o tempo para ver o filho crescer acabou, o tempo para jogar futebol, para correr no parque, andar de bicicleta, abraçar, beijar , este tempo acabou, conversar com o zé da padaria, levar roupas velhas para um asilo, ou orfanato, este tempo acabou, você pode doar pela internet se for necessário e se compadecer por algo, pode conversar pelo msn, pode ver as fotos pelo orkut, ler o jornal pela tela do computador, jogar xadrez, dama, dominó, truco, poker, resolver passatempos e palavras cruzadas, mas não pode se mover da cadeira.
Acabou o tempo, o animal que pensa e possue raciocinio lógico, usou essa inteligência contra si e retroceder é impossível, mudar é impossivel, agir de forma contrária é inaceitável, nos resta seguir a tecnologia, comprar, estudar , pesquisar, sem ler um livro, comentar sobre o afilhado pelo orkut, sem ao menos apertar as bochechas, isso é normal?
Pra onde foram os campinhos de futebol de bairro? Pra onde foram os moleques que andavam de bicicleta, jogavam taco e bolita na frente de casa, cadê todo mundo? Só têm prédio e construção, crise e outdoor, politico na TV, e o Obama chamando o Lula de "o cara", cara? Cara de malandro, cara de ex operário, sem faculdade, cego dentro de sua própria sala, omisso, popular lá fora, mas e aqui? Será que ninguém percebe que as cidades grandes brasileiras não são mais brasileiras? Que os poderosos falam inglês? Que o nativo que só fala português é mão de obra nas metrópoles?
Cadê as crianças felizes correndo na chuva? Só vejo elas correndo se for pra vender bala, chiclete, carregador de celular e afins, cadê o brilho no olhar da classe média, classe baixa? Só aparece esse brilho no olhar de quem ganha o bolsa familia, auxilio educação, auxilio gás e moram naquelas cidades que 30 reais é renda?
Acordar, escovar os dentes e sair correndo para trabalhar, é isso o que nos resta... Ninguém vai pintar a cara e fazer bagunça na rua pra tirar macaco do poder, eles ficam lá pulando de galho em galho no congresso, ajudando a elite com bilhões, soltando falcatruas da prisão, enquanto a gente se vê dominado por americanos, franceses, japoneses vivendo feito eles, sem campinho de futebol, sem correr na rua, sem se ver, comprando e inovando nessa imensa hipocrisia que se tornou o ser humano.

Nenhum comentário: