segunda-feira, 13 de abril de 2009

Hey vagabundo, apaga esse cigarro!


A nova lei para os fumantes esta causando discussão, acender um cigarrinho naquele boteco rotineiro daqui há alguns dias , será visto quase como acender um baseado ou um cachimbo de crack.

Sabemos que o cigarro faz mal, mas não é proibido, embora segundo pesquisas o tubinho de câncer faça mais mal até mesmo que a maconha, ou a bebida alcoolica, esta ai para qualquer um maior de dezoito anos comprar, aonde bem entender.

A nova lei é bem coerente se pensarmos em restaurantes ou lanchonetes onde não se tenha um espaço apropriado, que distancie o não fumante do cheiro do tubinho, mas generalizar no sentido de que só se pode fumar na rua, ou dentro de casa é sim um exagero.

Pense comigo, para a maioria dos fumantes, beber uma cerveja , ou um cafézinho, o cigarro é um par , é a metade da laranja, e tirar este direito dos fumantes é perder clientes, e para os não fumantes perder companhias. Não quero dizer que agora quem fuma não vai mais ter vida social, mas perai, esta sendo marginalizado como um bandido, esta sendo excluido de um universo cultural e de vários lugares onde costumava frequentar e beber sua cervejinha, jogar conversa fora e fumar seu cigarrinho.

Agora o mundo é assim, fumantes enclausurados em casa, e não fumantes livres para respirarem o ar "purissimo" de São Paulo, que de tão puro tem até medidor de poluição em vários pontos da cidade.

Pensei inevitavelmente em montar um bar chamado "Pracinha dos fumantes", onde não fumantes não entram, ou entram na condição de não reclamarem da fumaça, ou um lugar chamado "Recanto do viciado excluido", daí o lugar é feito com pilares e sem teto, ou seja, não tem teto pode fumar, e a quando fechado um tipo de telhado eletronico para fechar.

Domingo lendo a revista da Folha, na seção Barbara responde, vi uma pergunta bem curiosa, dizia assim:

"Agora com essa lei, o que acontece com o cigarrinho do depois para os casaizinhos no motel?"

Resposta: Vão ter que sair dos quartos pelados e fumar na rua.

Esta marginalização ao fumante é abusiva, ainda mais se tratando de uma cidade que possui quase 7 milhões de automóveis circulando pelas ruas, câncer de pulmão não vai ser extinto do universo sem fumantes por aí.

Enfisema pulmonar, asma, bronquite e todas as doenças relacionadas ao tabagismo, faltou senso, já que muitos bares , restaurantes e casas noturnas dispõem de espaço para fumantes e não fumantes, diga se de passagem que locais bem distintos onde as pessoas até se enxergam , mas não sentem o cheiro do cigarro, lugares democraticos, mas falar de democracia por aqui seria no minimo hipócrita.

Desce para a lei, Sobe para os preços de cigarro que essa semana aumentaram razoavelmente bastante.

Querem cobrar uma fortuna pelo cigarro para encher o governo de dinheiro, como se todos estes impostos fossem utilizados corretamente, esta aí um bom motivo para parar de fumar, não dar mais esse dinheirinho pro governo, já que não vai para a saúde pública e sim para a privada, a privada deles que estão no poder.

Cuidado parceiro fumante, agora você é um bandido, e se acender um cigarro no lugar errado pode ser tratado como um assassino ou puxador de fuminho...

Um comentário:

Debora Alves disse...

Talvez seja como a lei seca...funciona no começo, depois as pesquisas mostram que nada melhorou depois de um ano, aliás, pelo contrário...Parabéns pelo texto...puxador de fuminho...