quarta-feira, 20 de maio de 2009

O que são ações na Bolsa de Valores?

Trabalho para a disciplina Jornalismo econômico:
Todo mundo já ouviu falar da bolsa de valores, mas muitas pessoas não fazem idéia do que se trata, ou como investir na bolsa, para entendermos melhor devemos conhecer alguns fatores fundamentais:
Uma empresa pode ser de um dono , de sócios ou ser aberta para ações, a partir daí podemos dizer que uma empresa representa 100% da nossa questão.Uma ação é a menor parte do capital de uma empresa, é um pequeno pedaço dela. Uma pessoa que compra uma ação passa a ser uma pequena sócia da empresa.
As ações são classificadas por dois tipos:
Ação Ordinária Nominativa (ON) - dá direito a voto em assembléia sobre definições da empresa. Preferencial Nominativa (PN) - não dá direito a voto, mas preferência no recebimento de dividendos.As empresas dividem seus lucros com os acionistas. Algumas fazem isso mensalmente, outras trimestralmente.
Os dividendos dados a quem tem ONs nem sempre são iguais aos dados a quem tem PNs.Nesses casos, as preferenciais nominativas recebem valores maiores.As Preferenciais nominativas são vendidas e compradas com maior facilidade. Porém, algumas empresas só disponibilizam ações ordinárias nominativas.
O que difere estes tipos de ação é o fato de que alguns empresários querem contar com apoio de acionistas sem perder o título de sócio marjoritário, ou seja, continuar sendo a palavra final para os rumos da empresa, o que acontece com as PN'S, no caso das ON'S o acionista pode dar a opinião dele e influenciar nas decisões da empresa.
Como posso investir em ações na bolsa?
As ações são negociadas nas Bolsas de Valores. No Brasil, a compra e venda de ações acontece na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Essas negociações são feitas por meio das corretoras habilitas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
O primeiro passo para começar a comprar e vender ações é fazer um cadastro em uma corretora, preenchendo dados como comprovante de residência, cópias de Rg e Cpf, estas corretoras são facilmente encontradas pela internet (não esquecendo de pesquisar a escolhida para conhecer sua credibilidade), então a corretora cria uma conta do investidor na Bovespa.
Cada instituição determina qual a cota mínima para abertura da conta.
As ações podem ser compradas de três maneiras: Fundos de investimento, Clubes de investimento e individualmente, esta última forma de comprar e vender ações é uma das mais praticadas ultimamente pela facilidade, podem contar com consultores das corretoras que irão tirar dúvidas e ajudar a identificar quais são os bons investimentos para aquele momento.
O investidor também arca com taxas de operação, custódia, corretagem, emolumentos, administrativas e performances (variam de acordo com os investimentos).
Não existe valor mínimo para compra de ações, varia de acordo com a empresa, todo o investimento em ações é de risco, pois não se pode mensurar os altos e baixos da empresa escolhida.
Ficou interessado? Conheça mais nos sites:


Nenhum comentário: