quarta-feira, 27 de maio de 2009

O meu problema é maior do que o teu?

Hoje quando voltava do trabalho estava muito agitado, preocupado com os meus problemas, em como essa vida nos prega peças e me indagando o quanto estou disposto a lutar pelos meus objetivos.
Todo mundo costuma dizer que quando estamos passando por algum momento conturbado devemos agir para mudarmos a situação, mas e quando essa atitude falha? Quando nos deparamos com um dia igual ao outro sem nenhuma mudança mesmo nos esforçando para alcançarmos os nossos objetivos?
Será que toda essa venda de livros , filmes, artigos, revistas relacionados ao "eu posso", "eu consigo", "quando você deseja o universo conspira ao seu favor", ideologias feitas para vender livros de auto-ajuda que não mudam a realidade de ninguém, a não ser que a própria pessoa aja em função do sonho. Será que as pessoas realmente acreditam nisso? O universo conspirar a nosso favor não seria uma idéia que subestima a nossa verdadeira sabedoria?
Desde quando o universo em si pode agir por alguém, desde quando sentar na poltrona e esperar as coisas acontecerem é possível, poderia dizer que o máximo que o universo pode fazer para quem espera é mandar a morte "vestida de cetim" chegar, sem ser pessimista.
Enquanto ouvia uma música do Frejat "Eu só queria entender" , comecei a pensar nessas coisas, o rumo que estamos tomando, o quanto destruimos, desperdiçamos, o quanto estamos preocupados com a nossa bolha, e o quanto os outros não tem valor, ninguém tem valor, o nosso governo não da valor , e nesse pé de estar meio zonzo de estresse, meio cansado, de saco cheio, vi uma mulher próxima de uma banca de jornais que tem perto da minha casa , era mais ou menos 23hs e ela estava acrocada, percebi que estava de roupas, fazendo xixi.
Em nenhum momento achei engraçado, não achei ela uma indecente, sei lá, fiquei com pena, muita pena, ela pode ser louca de rua, sem teto, não sei, o que me veio imediatamente na cabeça foi uma sensação de tristeza e vergonha, vergonha de mim mesmo, das minhas preocupções , dos meus problemas, do quanto eu estava atordoado, e do quanto tem gente que precisa de ajuda.
Ajuda de verdade, precisa de casa, comida, banho, escova de dentes, direito do cidadão, pensei no quanto somos mesquinhos, ignorantes e cegos a tudo o que acontece ao nosso redor, não tenho poder nenhum para mudar a situação, devo pensar mais antes de votar. Mas que diferença faz , sempre elegemos os nossos candidatos depositanto ao menos um pingo de esperança no trabalho que farão, e sempre nos surpreendemos com as noticias, a noticia é a farra de passagens, o descaso dos deputados com a opinião pública, o desvio de dinheiro, sempre a mesma coisa, a mulher que estava fazendo xixi na rua, e de roupas e que logo deve ter ido dormir na calçada, esta não é noticia, para os politicos, para a policia, para você, para nós ela não é ninguém, ela não existe. E deveria eu, esquecer o que vi e continuar preocupado só com os meus problemas?
Eu me pergunto como cidadão, como jornalista sem meios formais de comunicação, o que eu posse fazer? Alguém se habilitaria a responder essa pergunta: O que a gente pode fazer?
Esperar que o universo conspire a favor dos necessitados? Esquecermos, ficarmos cegos?
Nao sei, queria ter o poder para mostrar essa cena no horário nobre pra todo mundo ver na tv, mas mudaria alguma coisa?

3 comentários:

Thyago Furtado disse...

Eita, que triste. VC tá certo, pq somos tao ignorantes e esgoistas?

Se o direito de viver dignamente é para poucos, imagina o de sonhar.
O que será que sonham enquanto dormem ao relento? O que pensam essas pessoas? O que nós pensamos? Qual é o nosso papel nessa sociedade injusta?

É dificil de saber e fica cada vez mais dificil quando nos deparamos com situações como essas.

Enquanto uma pessoa se preocupa o que vestir, outra se preocupa onde irá dormir.

Sociedade injusta. Não é lei do retorno, quem define isso? Ou melhor, quem prova.

Perguntas sem respostas.

Verônica Rocha disse...

Eu acompanho o seu blog sempre que atualizado e vc sabe certo?
Mas como lhe falei por e-mail realmente esse tocou profundamente, porque eu tb sou assim, penso muito nisso, aliás penso até demais, o comentário acima define bem "qual o nosso papel na sociedade"..realmente digno de um comentário esse post..parabéns!!! lindo, tocante e HUMANO!

Unknown disse...

Meu irmão, é isso aí o tempo vai passando e começamos a VER e não mais apenas olhar, e essas coisas nos destroem, mas sabe o que vou falar pode ser repetitivo, mas bem... Temos que fazer nossa parte, nossa pequenina parte e rezar, orar, sei-lá... Para que isso faça a diferença para alguém, em algum momento, começando pelo mais simples gesto, um bom dia, um sorriso... Por que se pararmos só pra pensar, sem agir, só esperar, as coisas ficarão ainda piores.
Me orgulho de vc, é isso que tento passar para minhas filhas - ter compaixão.