terça-feira, 29 de abril de 2008

QUEM CONHECE GRAFORRÉIA ?




Amigo Punk
Graforréia Xilarmônica

"Amigo punk, escute este meu desabafo que a esta altura da manhã já não importa o nosso bafo pega a chinoca, monta no cavalo e desbrava essa coxilha atravessa a Osvaldo Aranha e entra no Parque Farroupilha.Amanhecia, e tu chegavas em casa com asa.A tua mãe dá bom dia e se prepara pra marcar o gado com o ferro em brasa.E não importa se não tem lata de cola eu quero agora é sestear nos meus pelego com meu cavalo galopando campo a fora o meu destino é Woodstock mas eu chego.Aonde eu ouço a voz da cordeona já escuto o gaiteiro puxando o fole vai animando a gauderiada no bolicho enquanto eu sigo detonando o hardcore."
Quando Amigo punk chegou nas rádios gaúchas foi um sucesso entre os rockeiros, essa música é de Frank Jorge , parece muito desconhecido e é mesmo, mas muitas bandas nacionais famosas conhecem e admiram o trabalho do Graforréia Xilarmonica que entitularam o primeiro cd Coisa de louco com músicas como Você foi embora, Bagaceiro chinelão, Empregada, Literatura brasileira, Eu digo 7, e inúmeras canções com letras diferentes e muito divertidas.
O melhor exemplo que encontrei foi a gravação de Eu e Nunca diga pela banda Pato Fu, o país inteiro conheceu as duas músicas por uma banda reconhecida e os artistas principais ficaram lá em Porto Alegre, até fizeram shows no resto do Brasil mas para uma minoria.
EU (clipe da música na versão do Pato Fu )
As canções do graforréia lembram o estilo de Beatles.Wander Wildner também gravou algumas canções como Empregada, música do primeiro cd, um fato importante é que os cd's são impossiveis de se encontrar a não ser cópias e cópias , e tem muita gente que procura demais, por sorte tenho o meu , e segundo o amigo que gravou o cd para mim o original utilizado para piratear foi presente do próprio Frank Jorge.
O cd Coisa de louco, foi lançado em 1994, eu conheci as músicas em 1997, depois eles sumiram (do solo gaúcho), fazendo shows por aí, e nesse meio tempo a galera do sul ficou sem novidades da Graforréia, mas em 2007 resurgem com um cd ao vivo para a alegria de todos os Xilarmonicos!
O som da Graforréia era inspirado no rock da Jovem Guarda e nos grupos estrangeiros dos anos 60, com uma estética bem humorada, divertida e despreocupada, e forte presença de música regionalista gaúcha.
Uma das minhas músicas preferidas e bem anos 60 é Digo 7:

Eu digo sete Sete anões para uma branca de neve.Ela diz não agüento mas me sinto cansada.Depois das sete Lá vem eles com o estômago roncando E lá vai a branca de neve preparar o rango Onde está a bruxa malvada Que roubou o meu príncipe encantado Deve estar fazendo suas compras Com certeza no supermercado Ela vai ir comprar a maçã E também um inseticida Ela quer acabar com a minha vida...
Literatura brasileira:
Esse vídeo tá com o aúdio bem meia boca , mas depois da introdução dá pra ouvir a letra bem, "o telefone é tão fora de moda, não vejo a hora de ouvir seus gritinhos pertinho de mim" huaauaaaa muito boa, essa minha professora Jane da sétima série lembra bem...

Quem curtir, ou meus amigos que pedem pra gravar o cd, também podem achar outros aí no youtube, muito bons.

2 comentários:

Anônimo disse...

achei seu blog muito legal
continue assim..abracos
se puder visete o meu
bj

Thyago Furtado disse...

Da...da...da..darlan

to gostando de ver... seu blog ta bem legal..