segunda-feira, 28 de abril de 2008

PERCA PESO, PERGUNTE-ME COMO







Quem nunca leu isso numa camiseta, broche, ou adesivo de carro?

Esses dias estava eu na internet procurando anúncios que ensinam a ganhar dinheiro trabalhando de casa, vi um monte de besteiras, principalmente aqueles sites americanos em que tem que clicar em links com propagandas pra ganhar centavos...

Bom comecei a ver também sites de empreendedores, jovens empresários, alguns até oferecem cursos de graça dando dicas de como montar uma empresa, até que cai num site onde um cara renomado, PHD , cheio de graduações indicava sites confiáveis. O título era atraente: Negócio Global, a primeira página já abria cheia de frases marcantes e um vídeo com depoimentos de pessoas de sucesso graças ao sistema de marketing multi nível, fui lendo, clicando, assistindo vídeos e caindo na lavagem cerebral que eles fazem.


"Meu nome é João tenho 35 anos e sou engenheiro civil... Conheci o negócio global através de um amigo que estava muito entusiasmado,foi quando adquiri o Magnífico Pacote da decisão, eu e minha esposa Maria estavamos numa fase ruim, ganhando mal, às filhas em escolas públicas, um carrinho 1.0 velho e cheio de multas, depois de muitos diálogos concluímos que iriamos investir nesse negócio." Até aí é bem tabajara, mas se o cidadão optar por seguir em frente, boa sorte.

Adquiri o meu pacote da decisão por R$ 54 e fiquei esperando chegar pelo correio, quando chegou abri o envelope e comecei a ler a apostila, realmente muito interessante, mas não dizia nada sobre o que era o negócio, alguns dias depois chegou um VCD com dois vídeos, o primeiro chegava com a Revolução de vendas que eu deveria representar: HERVALIGHTS, depoimentos de pessoas que ficaram ricas, compraram carros importados, ganham R$ 30.000 por mês e o retorno da lavagem cerebral.

Fiquei impressionado com tudo o que vi, os eventos realizados para os distribuidores são sensacionais, ganham cheques de até 1 milhão, a maior pirâmide do mundo, o terceiro trilhão da terra, o baby boom, o famoso MARKETING MULTI NÍVEL, o pior de tudo é que eu como "jornalista" deveria ter resenhado alguma posição a respeito do negócio todo, e fiquei no empate, por ora achava que valeria a pena, mas por outro lado pensava que essas pessoas parecem robotizadas vendendo tudo o que tiverem pela frente, shakes, chás, comprimidos, pacotes de decisão, pacotes de amostras, estoque.

Curioso resolvi pesquisar depoimentos de pessoas que investiram na Hervalights, e achei muita coisa positiva, muita gente ganhando dinheiro, melhorando a qualidade de vida, porém robotizadas , encontrei um depoimento esclarecedor de um Engenheiro que investiu tanto que chegou a ser gerente, e só decidiu sair quendo começou a participar de reuniões com os peixes grandes, e disse que tudo não passava de um grande esquema de pirâmide onde poucos ganham muito e a maioria investe tudo o que tem para virar distribuidor, o dinheiro entra mesmo que várias pessoas desistam, já que diariamente milhares de pessoas compram o contrato para ser distribuidor autorizado.

Uma das frases ditas nesses encontros mais restritos, descritas pelo engenheiro era : "Vamos arrumar mais trouxas pra vender", lamentável mas é a verdade, muita gente gasta o que não tem pensando que vão ficar ricas, no inicio se impressionam porque ganham um dinheirinho extra vendendo para o círculo mais próximo, familiares e colegas mas depois não tem mais pra quem vender, começam a ficar chatas porque só falam nos produtos que vendem, como era maravilhoso, todos devem tomar todo dia o shake, o suco, o chá e viver eternamente consumindo Hervalights. Tá louco! Vender é uma habilidade que poucos possuem, os que sabem fazer isso e sabem organizar eventos , workshops sabem ganhar dezenas de distribuidores por dia, mas e esses distribuidores vendem pra quem?

Resolvi desistir do negócio todo quando conversei com o meu "mentor" por telefone, percebi que ele realmente está interessado, e pretende ganhar muito com o negócio global, mas achei melhorar não entrar, por dois motivos: Mesmo sendo um investimento baixo, o site era enganoso, dava a entender que se ganha dinheiro em casa trabalhando na internet, ressaltavam apenas o trabalho de marketing via web, vendiam um pacote que seria um treinamento, depois querem vender um certificado de distribuidor, logo um estoque para vender os produtos, vendem viagens, encontros, estadias , até a mãe se puderem.


O famoso marketing multi nível que já é disciplina até em Harvard, me interessei no assunto quando estudei um pouco sobre o sistema, mas sai fora por me sentir enganado por um site que divulga um negócio e vende outro, se mantessem todos os canais como HERVALIGHTS teriam vários distribuidores voluntários, sabendo aonde estavam se metendo.
A falta de transparência desta empresa que pretende "chegar ao terceiro trilhão de dólares do mundo", me fez enxerga-los como manipuladores de pessoas burras, e treinadores de pilantras que chegam ao mesmo nível que eles em menor escala do que os burros.
Hoje se alguém me perguntar como faz para perder peso vou me limitar a dizer: Feche a boca.
PS: O nome real é herbalife e seus distribuidores são conhecidos pelos Diretores e gerentes por "herbalóides".

Um comentário:

Anônimo disse...

Aew darlan, ta mandando bem..

abraço..

emagreça tomando agua e comendo sal ahahaha