terça-feira, 29 de abril de 2008

O FUTURO É AGORA, EU LI NA INTERNET

Esse texto eu fiz no ano passado e postei num livejournal onde os colegas de turma tinham que escrever e valia nota para a disciplina Jornalismo online:
Hoje duas meninas me venderam uma rifa que valia um MP4, comprei quatro números sem ao menos saber o que diabos era um mp4 ou para que serve,fiz uma idealização ao comprar os números. Tira fotos armazena músicas, jogos, além de acessar internet e filmar também.
É verdade aposto que errei, apesar de sempre ter gostado de tecnologia ao menos sei o que é um Mp4, ou um Ipod, Mp3 etc. Fato que nos dias atuais a tecnologia avança um ano para 100, e nós é que somos bombardeados por informações que vem em nível de Guerra e não podemos fazer nada.
Tenho acompanhado algumas reportagens a respeito da vida do cidadão contemporâneo nos próximos dez anos, você já se imaginou indo fazer compras no supermercado e não precisar passar no caixa? Simplesmente passar um código por aparelho transmissor de chips e códigos leitores, e abrir a porta de casa com o seu olho?É somos ignorantes mesmo, embora a Nasa já esteja há tempos divulgando testes mostrando como a tecnologia transformará os meios em que vivemos.
Uma janela pode ser uma tela na parede de casa, e teremos opção de criar pelo computador, uma janela, ou uma obra prima de Leonardo Davincci ali na parede de casa, já ouviste falar da casa tecnológica?
Os profissionais de diversas áreas irão trabalhar e se comunicar com o mundo de dentro de casa, sem precisar ir a lugar algum, e isso já está prestes a acontecer, a era da internet da web cam, da TV digital, dos sistemas de comunicação digitais, a tecnologia está a cada dia mais presente, e o que temos feito para estarmos preparados para esta explosão? Quantas revistas Galileu você já leu? Superinteressante? Info, Science? Ou nunca lê nada a respeito, fica sabendo pelo filho ou pelo neto sobre a novidade do momento o Mp o quê?
Quer coisa mais chata que o MSN? Aquele Big Brother Brasil on line, do tipo... “FUI À PADARIA”, “ESTOU NO BANHO”, “SALVE O CORINTHIANS..” , o que interessa se nossos amigos estão na padaria, ou tomando banho, ou para que time torcem, e porque temos que ficar 24 horas por dia conectados com todo mundo pela tela do computador, ninguém se convida para ir num boteco beber uma cerveja e assistir a um jogo de futebol, ficamos em casa e comentamos com amigos pelo MSN.
Por um lado tudo pode ser super novo e moderno, mas os verdadeiros valores morais e de vida acabam se perdendo , é como se estivéssemos fechando mais um ciclo num espaço de tempo, e esse ciclo que foi fechado vai fazer muita falta daqui para frente.
Pense que há dez anos atrás uma criança de oito anos jogava futebol no campinho próximo de casa, ou no pátio do prédio, jogando lateiro, bolinha de gude, esconde-esconde, e tudo o que todas as crianças estão sempre fazendo. E hoje estas mesmas crianças de oito anos estão em casa jogando com os colegas de escola um jogo descolado da internet, ou conversando pelo MSN, estudando inglês, espanhol, informática, é uma criança atualizada com o mundo e com as novidades da tecnologia, e absorve tudo muito mais rápido do que qualquer adulto.
É complicado ver como as coisas mudam depressa, principalmente nas grandes metrópoles e cidades, as pessoas vivem o mesmo ano, a mesma época e tem uma cultura completamente diferente, do que alguém que nasceu e se criou numa cidade do interior.
O boom digital já foi dado e a dica é ficar ligado no que se passa pelo mundo, ler mais revistas, jornais, portais e qualquer coisa que seja bula de remédio, outdoors, ouvir mp3, mp4, mp5 e quantos vierem ter lap, palm, noot o que for mais moderno, prático e novo.





Nenhum comentário: