quinta-feira, 18 de junho de 2009

Não obrigatoriedade do diploma de Jornalismo

Já fazia tempo que essa notícia assombrava muitos estudantes e profissionais de jornalismo, agora só se concretizou o que muitos já profetizavam, a não obrigatoriedade para o diploma na profissão de jornalismo.
No inicio eu até me revoltava com a idéia de estar perto de me formar justo neste curso e levar esse soco do Supremo, mas o que me tranquiliza é saber que embora qualquer pessoa possa trabalhar na função de jornalista os veículos continuarão dando prioridade para quem tiver curso superior.
De fato a liberdade de expressão não é apenas para jornalistas, vale para todos, mas não temos como negar que a faculdade colabora muito para a contribuição do profissional no trabalho, embora assim como foi dito regulamentação deve ser para quem tem profissão que envolva estudos técnicos e cientificos, o jornalista precisa ser criterioso ao escrever uma noticia, imparcial para não parecer partidário, deve saber qual a relevância do fato que vai veicular, saber mexer com programas de diagramação, fotos, saber hierarquizar as notícias (no caso de editores), sem contar que no curso aprendemos técnicas para conseguir manter fontes, para sabermos levar a informação de forma ética e sempre levando em conta a importância da opinião pública, está certo que somos livres, mas ler o que está em um blog como este por exemplo, ou ler num jornal que tem por trás profissionais preparados é muito diferente, na liberdade de expressão escrevo o que eu quero, dou enfase ao que acho importante e se quiser falo mal de partidos, times sem me preocupar com consequências ou se as pessoas que lêem levam a sério ou acreditam no que escrevo.
Caiu o diploma, mas os veículos continuarão exigindo profissionais formados para o exercício da função, então o que ficou formalizado com certeza não desmerece as pessoas que estudam para entrar na profissão.
Eu sempre acreditei que o diploma é só um pedaço de papel que serve para decorar a sala...
Outra coisa imaginem um processo seletivo na globo, um jornalista com diploma e um concorrente com ensino médio ou superior de outro curso, quem leva total vantagem?
Sem contar que dificilmente vão abrir vagas para os meios de comunicação sem exigir o diploma, ou seja, pode não ser obrigatório mas continuará sendo exigido.

Nenhum comentário: