quinta-feira, 12 de março de 2009

Eu não sou jornalista, sou estudante

Este título me remete a idéia de que simplesmente eu não sou jornalista, parece idiota falar isso sendo que faço jonalismo, mas não tenho como negar, não sou jornalista, e diria que qualquer um pode sr um bom jornalista mesmo que não estude para isso.
E por quê?
Porque o bom jornalista é aquele que pesquisa, lê muito, está antenado em tudo o que está acontecendo, e não sai por aí com pura opinião.
Vou citar aqui o exemplo do escritor do livro 1808, autor do qual o nome me escapa da memória neste momento, mas vamos lá o cara leu mais de 150 livros para escrever um único livro.
Não preciso mais dizer nada.
Ser jornalista é ter raça para ir até o fim em qualquer tipo de fato, investigar, perguntar, verificar novas possibilidades, criar empatia nas reportagens para mostrar ao leitor, ou telespectador, ouvinte seja lá o que for o mais próximo possível daquela realidade em que está cobrindo.
Eu nunca li 150 livros para escrever sobre algum assunto, para ser sincero não sei nem se li 2 ou 3 páginas de pesquisas no google, então resumo neste post:
Não sou jornalista , sou estudante e se pretendo algum dia ter reconhecimento como tal, devo ir até o fim daqui por diante, ou seja , este blog não existirá mais enquanto o autor não encontrar temas relevantes , ou idéias contrárias ao que já está no ar. Ok agora levo uns 3 anos para postar denovo...

Um comentário:

Thyago Furtado disse...

Você é jornalista meu caro, você é.

hahaha. Cada profissional tem sua maneira de levantar dados, de escrever e de mostrar isso. Não existe mais jornalista ou menos jornalista.

Existe estilo. E jornalismo, como ja me falaram, é muito mais transpiração do que inspiração. Não depende só da forma que voce apura, mas da forma com que você passa a informação adiante.

Beijosmeligahahahaha


Abrass