domingo, 15 de novembro de 2009

Exemplo de cidadão do bem

Essa semana estava voltando do trabalho quase a meia noite, quando vi um senhor que todas as noites revira lixo na Vila Mariana.Eu sempre vejo este senhor recolhendo lixo na rua de noite, mas o curioso é que ele sempre está bem vestido e não parece que precise recolher lixo para sobreviver.
Explicando: Meu TCC será um jornal de bairro, sobre a Vila Mariana e nada melhor do que buscar pautas da região.
Continuando, era quase meia noite, mas lembrei que meu projeto ainda está carente de matérias e reportagens, então me aproximei e pedi licença ao senhor para fazer algumas perguntas, ele estava na frente de uma farmácia que ainda estava aberta, e respondeu que tudo bem, poderia perguntar o que quisesse.
Primeira pergunta: Eu sempre passo aqui e vejo o senhor recolhendo lixo e colocando em sacos, o senhor é daqui da Vila Mariana?
_Sim, eu moro aqui perto, eu recolho lixo para outra pessoa que precisa do dinheiro, eu ajudo ele que vende o lixo, ajudo a prefeitura e a natureza agradece.
Depois desta resposta já percebi que com certeza o senhor Roberto estará no jornal da Vila Mariana, ele contou que também alimenta os pássaros do bairro,falou sobre os pombos que as pessoas tem nojo, ele não, alimenta os pombos porque acha que se eles começaram a aparecer no bairro e não podem ser maltratados.
O senhor Roberto é um exemplo de cidadão, me disse que já foi convidado para ir na rádio bandeirantes e em outros veículos de comunicação, mas não foi porque não faz isso para aparecer e sim para ajudar a natureza, ele se preocupa com a cidade, tem consciência que a prefeitura não dá conta de recolher todo o lixo corretamente e sai todos os dias de casa a noite para pegar lixo reciclável, papelão, latinhas, garrafas de plástico, vidro, ajuda uma pessoa que vende o que ele pega nos lixos, e colabora para a limpeza da cidade.
Quando perguntei a idade dele a resposta foi: Sou de 1928, disse sorrindo.

Pedi se poderia retornar outro dia para tirar uma foto, e ele permitiu só porque é um jornal para o TCC, se fosse um jornal de circulação provavelmente diria não.
A reportagem vai ficar muito boa, também coletei outros dados como exemplo as empresas onde o senhor Roberto trabalhou, se tem filhos etc; mas o principal é a reflexão que fica: Um senhor de 81 anos que perambula pela noite da Vila Mariana preocupado com a limpeza do bairro, temos poucos heróis, e quando não existirem mais os senhores Robertos? Quem vai se preocupar com a natureza?

Um comentário:

Unknown disse...

Que bom, isso que dá esperança!