sábado, 4 de outubro de 2008

Visita ao Museu da TV em São Paulo


O museu da TV conta com um acervo de arquivos pessoais, discos (Lps), Dvd’s, fitas de rolo, fitas K7, fitas VHS, jornais, livros e revistas. O acervo de fitas apresenta depoimentos de pioneiros e profissionais e podem ser visualizados no site Pró TV.

Para os visitantes logo na entrada existe um corredor estreito com diversos modelos de aparelhos de televisão antigos, em outra sala o museu abriga o primeiro modelo de televisão que veio ao Brasil, parece um armário baixo de duas portas, que quando abertas mostram a TV, realmente muito diferente das atuais.
Um instrutor faz referências ao histórico da TV relembrando a TV TUPI, EXCELSIOR, GLOBO e como eram feitos os programas da década de 50. O museu possui poucos equipamentos, (relíquias), pois sobrevive de doações entre elas vimos medalhas comemorativas dos 20 anos da TV TUPI, um equipamento de edição em vídeo doado pela jornalista Ana Paula Padrão e um equipamento de áudio que também era usado antigamente para edições.Nas paredes pequenos textos de atores e profissionais da TV que passaram por lá e deixaram seus recados à atriz Vida Alves, presidente e idealizadora do museu.
No atual museu a história da TV é contada através de imagens e textos nas paredes, e no piso inferior temos um histórico de programas infantis e seriados com fotos do Bozo, Fofão, Xuxa, Angélica, Mara maravilha e Chaves.
Na sede há um acervo de mais de 2800 fotos, equipamentos, figurinos de teleteatros e séries, como exemplo a roupa do “Capitão 7”, da Record, além dos televisores e o acervo audiovisual que conta com os depoimentos de atores e profissionais, estes arquivos audiovisuais foram todos gravados pela própria Associação.
Vida Alves afirma que além de ser museu da TV é também do rádio e novas mídias acompanhando a atualidade.No site Pró TV também existe a explicação de que estes arquivos e materiais são inspiração para um novo projeto que visa a implantação de um Centro de memória onde exista sala da TV , sala do rádio , sala de figurinos, fatos históricos, departamentos voltados a segmentação da TV em geral e teatro.
O museu da TV tem sua sede na Rua Vargem do Cedro, 140 no bairro Sumaré em São Paulo e se tudo seguir conforme os planos da presidente e seus colaboradores em breve mudarão de endereço tornando-se um centro de memória mais completo e aberto para públicos maiores.

Visite o site http://www.museudatv.com.br

Veja as Tvs que fizeram história, estas não são do Museu da Tv mas vale a pena conferir:
1928


Parece uma cafeteira mas é uma TV de 1936

1950





Zenith-G2355 12 polegadas

Nenhum comentário: