sábado, 4 de outubro de 2008

Museu da Língua Portuguesa


O museu da língua portuguesa tem por finalidade buscar as origens da nossa língua, logo no inicio uma apresentação em um telão mostra pessoas de diversas regiões do planeta falando em suas línguas, com imagens, palavras e narração explicando a história da língua universal.
Logo após a apresentação os visitantes passam para um salão e sentam-se nas laterais assistindo trechos de poemas e textos de poetas e escritores que marcaram a literatura brasileira, o detalhe é que tudo passa pelas paredes e teto, num silêncio apenas as palavras soltas levando os visitantes a uma reflexão. No chão do salão também tem textos e trechos de poesias em pequenos quadrados.
Após a esta verdadeira apresentação multimídia passamos por uma das partes mais interessantes do museu, um lugar onde em uma parede de uns 15 metros (aproximadamente) podemos ver fotos e histórias da literatura brasileira, de um outro lado a história da chegada dos portugueses ao Brasil , histórico da linguagem dos escravos chegando até ao que é o nosso português atual, também mostra a história da imprensa no Brasil com fotos e arquivos dos primeiros jornais e folhetins, se o visitante preferir ouvir a história o museu dispões de computadores que possuem gravações contando as mesmas histórias que estão na parede do local.
Atualmente o museu apresenta uma homenagem a Machado de Assis com textos originais, histórias do escritor , chapéus suspensos com alto falantes que narram poesias de Machado de Assis, além de contar com alguns móveis que pertenceram ao escritor.
O museu é totalmente interativo já que a língua se trata de um bem imaterial nada mais certo que utilizar da tecnologia para promover o conhecimento, diferente dos antigos museus que apenas expõem relíquias e antigos objetos o museu da língua portuguesa difere-se de qualquer outro museu nacional e internacional, um museu que inovou no quesito acervo virtual chamando a atenção de todos no país e até no exterior.
Inaugurado em março de 2006 o museu já teve mais de 800 mil visitantes desde sua inauguração (segundo o site), contou com uma equipe de criação de 30 pessoas entre sociólogos, museólogos, especialistas em língua portuguesa e artistas, todos sobre orientação da fundação Roberto Marinho.
Após a exposição Machado de Assis o trajeto no museu nos leva a uma sala cheia de pufes e vários telões onde cada telão expõe um trecho de uma mesma narração , fazendo com que o visitante fique confuso em relação a qual dos telões começa a história e qual termina, após o encerramento da exposição Machado de Assis o museu irá trazer o tema “Tesouros de Gilberto Freyre”, outro diferencial, além das exposições fixas o museu traz exposições temporárias o que chama a atenção para que os visitantes possam retornar e sempre ver alguma novidade.
O museu é dedicado a valorização e difusão do nosso idioma, apresenta uma forma expositiva diferenciada das demais instituições museológicas do país e do mundo usando tecnologia de ponta e recursos interativos para a apresentação de seu conteúdo.
Sem dúvidas um museu que vale a pena conferir nos fazendo refletir a importância do nosso idioma com esse contato direto aos gênios de nossa literatura, e nos mostrando o quanto o nosso vocabulário é rico e bonito, mas infelizmente atualmente muitos fazem questão de acabar com a nossa língua usando gírias grotescas e não dando a devida atenção que a nossa língua merece.

Fotos: Google






Nenhum comentário: